Circuito Usiminas de Cultura recebe o balanço do chorinho com o grupo Taruíra

cartaz_usiminas

O melhor da música instrumental brasileira se encontra no Circuito Usiminas de Cultura (CUC 2013), que volta a Ipatinga nos dias 14 e 15 de dezembro (sábado e domingo). As atrações vão do Grupo Uakti tocando Beatles ao jazz e rock da Dibigode. Quem abre os trabalhos no segundo dia da programação, às 18h, é o grupo Taruíra. O sexteto petropolitano comemora seu aniversário de 11 anos no palco do Jardim Japonês do Centro Cultural Usiminas.

Suas variadas facetas se traduzem em múltiplas linguagens, sempre com arranjos próprios, improvisos e solos cheios de personalidade. Passeando por diversos gêneros com a roupagem brasileiríssima do chorinho, o repertório homenageia grandes compositores da nossa música – Jacob do Bandolim e Pixinguinha, entre outros – e uma inusitada mistura unindo Luiz Gonzaga a Beatles em um arranjo único para “Ticket to ride” (confira aqui).

Músicas de seu primeiro CD, lançado em 2007, e composições próprias presentes em seu DVD “Nas nuvens” – entre elas “A pasta do Carlinhos”, finalista do concurso das rádios públicas do estado do Rio na categoria de melhor música instrumental – estarão no repertório. Completam o show temas como “Espinha de bacalhau”, de Severino Araújo, e “Carioquinha”, de Waldir Azevedo, ambas lançadas recentemente pelo Taruíra na web, além de “April Child”, de Moacir Santos; “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu, e até “Caravan”, tema de Juan Tizol e Duke Ellington.

O show tem entrada gratuita e classificação livre. O Circuito Usiminas de Cultura é patrocinado pela Usiminas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é realizado pelo Instituto Cultural Usiminas, POP Produções Artísticas, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre o Taruíra

Formado em 2002, o Taruíra é composto por Breno Morais (sax soprano e flauta), Carlos Watkins (sax tenor), Guto Menezes (cavaquinho e viola caipira), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Leandro Mattos (pandeiro) e Yuri Garrido (bateria).

O sexteto gravou seu primeiro CD em 2007. Naquele mesmo ano, deu o pontapé inicial às rodas de choro em Petrópolis, projeto que manteve por mais de três anos.

Em 2011 o Taruíra lançou o DVD “Nas Nuvens”, uma realização da ParaRaio Filmes. O trabalho traz uma linguagem visual única, em uma combinação perfeita com a identidade do grupo.

Nestes anos de trajetória, o Taruíra se apresentou no Rio de Janeiro, em Juiz de Fora, Teresópolis, Nova Friburgo, Paty do Alferes e Belo Horizonte, e trabalha atualmente na gravação de seu segundo disco, que desta vez será composto apenas de canções autorais.

Serviço

Taruíra no Circuito Usiminas de Cultura

Data: 15/12/2013

Horário: 18h

Local: Jardim interno do Centro Cultural Usiminas

Endereço: Av. Pedro Linhares Gomes, 3.900 – Shopping do Vale do Aço – Ipatinga/MG

Entrada: gratuita

Classificação: livre