Novo vídeo: Ticket to ride

Há quem diga que George Harrison recorreu a notas de “Asa branca” na música “The inner light”. Mas que os Beatles combinam com Gonzagão, não há dúvidas. Quem comprova isso é o grupo Taruíra: o sexteto instrumental une o chorinho a uma gama de ritmos brasileiros, latinos e até jazz e criou uma versão única para “Ticket to ride”. A música de John Lennon, gravada no disco “Help!”, ganhou contornos de “Baião”, um dos grandes sucessos de Luiz Gonzaga, em um arranjo dançante e inédito.

Uma brincadeira do flautista Breno Morais, que tocava o início da música dos Beatles com a melodia de “Asa branca” nos ensaios, foi levada a sério assim que o grupo percebeu o potencial da junção. A inspiração veio nos primeiros acordes do disco “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, que funciona como uma porta de entrada para a inusitada junção de ritmos. Com as vozes adaptadas para o saxofone, a flauta, a viola caipira e o violão, o arranjo foi ganhando forma. “Cada integrante colocou seu instrumento na introdução e, unindo à ideia inicial, foi dando certo. Virou um grande arranjo em grupo”, relembra o violonista José Roberto Leão.

A música, que é uma das mais recentes adições ao repertório do Taruíra, faz parte das rodas de choro que o sexteto realiza de forma independente há quatro anos em Petrópolis (RJ). As apresentações deram origem ao vídeo, gravado ao vivo, trazendo para o registro o encontro improvável desses dois ícones da música – e também de gerações distintas redescobrindo um gênero musical que aos poucos volta a ganhar as praças. Confira o vídeo: