Taruíra homenageia Pixinguinha e Dorival Caymmi em show Em Nogueira nesta quarta-feira

taruira em nogueira

O grupo Taruíra volta às praças para um show especial nesta quarta-feira, dia 30, véspera de feriado. Em um evento promovido pela Prefeitura Municipal de Petrópolis e pela Fundação de Cultura e Turismo para oficializar a inauguração da Praça de Nogueira, o Taruíra se apresenta a partir das 20h em comemoração ao Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril, e homenageando o aniversariante do dia 30 em seu centenário: Dorival Caymmi.

Em um show exclusivo, o grupo leva ao público um formato único em que reproduz os contrapontos de sopros de Pixinguinha. Com Breno Morais na flauta e Carlos Watkins no saxofone tenor, algumas das principais músicas do instrumentista e compositor – entre elas “Lamentos”, “Sofres porque queres”, “Choro de gafieira” e “Carinhoso” – ganham releituras com o som já característico do Taruíra, mesclando o chorinho a outros ritmos e com todo balanço da música brasileira.

O grupo vai resgatar ainda canções inesquecíveis do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, que completaria 100 anos nesta quarta-feira. “Fechando a semana em que se comemorou o Dia do Choro e celebrando o centenário de um dos grandes legados da nossa música, vai ser uma noite especial para o Taruíra, que vai voltar ao palco em que mais se apresentou, o das praças. É sempre um prazer tocar assim, porque ficamos mais próximos do nosso público”, analisa Morais.

Completam o grupo José Roberto Leão (violão de sete cordas), Leandro Mattos (pandeiro) e Yuri Garrido (bateria). O Taruíra recebe ainda, para este show, a participação especial do cavaquinista Maurício Verde, que já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Altamiro Carrilho, João Nogueira, Paulo Moura, Hermeto Pascoal, Nicolas Krassik, Wilson das Neves, Luiz Gonzaga, Clementina de Jesus, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Zé Keti, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, entre vários outros.

Serviço
Taruíra na Praça de Nogueira
Data: 30/04 (quarta-feira)
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Classificação: livre