Taruíra homenageia Vinicius de Moraes

cartaz_palaciodecristal

A obra musical de Vinicius de Moraes será relembrada neste domingo (20) em um show especial e inédito no Palácio de Cristal: o sexteto instrumental Taruíra convida o cantor e violonista Gabriel Lobo para homenagear o “Poetinha”, cujo centenário é comemorado no dia 19. O espetáculo, realizado pela Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP), tem início às 17h, com classificação livre e entrada gratuita.

Para relembrar diversos momentos da carreira do cantor e compositor, o Taruíra selecionou algumas de suas mais belas e memoráveis canções, entre elas “Água de beber”, “Como dizia o poeta” e “Berimbau”, além de outras pérolas que vão surpreender o público.

Formado por Breno Morais (flauta e sax soprano), Carlos Watkins (sax tenor), Guto Menezes (cavaco e viola caipira), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Leandro Mattos (pandeiro) e Yuri Garrido (bateria), o grupo dedica pela primeira vez um show ao legado de Vinicius de Moraes. Embora fundamentado no choro, o Taruíra traz em sua sonoridade uma mescla de ritmos brasileiros e latinos, do maxixe ao baião, passando, é claro, pelo samba e pela bossa nova.

“Como Vinicius, que foi da bossa para os sambas de influência africana e baiana, o Taruíra sempre buscou essa multiplicidade de linguagens, trazendo para o choro outros ritmos e instrumentos raramente associados a essa música que é vista como tradicional. Por isso, vai ser ser um desafio, mas principalmente um prazer levar ao palco uma nova interpretação da obra de um dos nossos maiores compositores”, avalia Breno Morais.

Vinicius foi também diplomata, dramaturgo, jornalista e poeta. Lançou mais de 30 discos, entre trilhas sonoras, declamações de poemas, registros ao vivo, canções infantis, bossas e sambas ao lado de parceiros como Toquinho, Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell, Edu Lobo, Francis Hime, Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Moacir Santos, Pixinguinha e Ary Barroso. Deixou uma obra de centenas de canções, 18 livros de poesia, quatro peças de teatro, críticas de cinema e crônicas.

Reunindo essas variadas facetas, a FCTP realiza, de 04 de outubro a 06 de novembro, uma programação especial em comemoração ao centenário do “Poetinha”, com exposições, serenatas, concurso de poesias e exibição de filmes, com entrada gratuita e classificação livre.

Serviço
Taruíra: Tributo a Vinicius de Moraes

Data: 20/10 (domingo)
Horário: 17h
Local: Palácio de Cristal

Endereço: Rua Alfredo Pachá, s/nº – Petrópolis/RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre